Quando pensamos em correcções associamos de imediato a caneta vermelha. De facto é o que frequentemente os professores usam para fazerem as suas anotações ou correcções informativas, mas nem todos as utilizam, alegando que a cor vermelha está associado a algo negativo, inibindo, desmoralizando ou mesmo traumatizando o aluno. Preferem cores mais alegres de modo a chamar a atenção do aluno.
Recentemente o site ABC Science avança com os resultados de um estudo realizado por investigadores norte americanos: a cor vermelha fazem os alunos detestarem os professores!
Segundo esta publicação os investigadores realizaram uma série de experiências com estudantes universitários descobrindo que quando as notas são boas, pouco importa qual a cor utilizada, já o contrário...bom, quando se trata de resultados menos bons, se a correcção estiver a vermelho, é provável que seja atribuída ao professor a culpa pelo mau desempenho. Os investigadores concluem que usar uma caneta vermelha numa correcção de um teste equivale ao professor gritar com o aluno.
Porém, por outro lado, se o professor utilizar uma caneta azul, os comentários são mais facilmente aceites pelos alunos.
Além disso, o acumular ao longo do tempo de "vermelhos" pelos alunos pode ter um efeito bastante contraproducente sobre eles, pois adoptam uma postura cada vez mais negativa em relação a determinadas disciplinas.
Em suma, a solução é os professores deixarem o vermelho e adoptarem novas cores, com excepção do preto do nosso ponto de vista, pode tornar-se depois muito negro!